anatomia externa de uma semente. Imagem original de um feijão, modificada para parecer semente de mulungu |
Neste caso especial a escarificação consiste em abrir uma pequena passagem na casca da semente no lado oposto ao hilo, com cuidado para não danificar a parte interna (endosperma) de cor mais ou menos bege da semente. Pode ser com uma lixa, mas eu usei um alicate de unha para cortar um pedacinho da casca. É mais ou menos como na imagem abaixo:
imagem ilustrativa |
Dentro da água, em alguns minutos a casca mudará de forma, e depois a semente vai inchar ao longo de um dia ou mais. Não deixe a água escurecer, acrescente água limpa e boa.
Continuando na água, em um dia ou mais a casca da semente abrirá e a radícula vai começar a crescer.
radícula de uma semente de feijão |
A germinação lembra a de um feijão. Use 10 sementes ou mais, e tenha cuidado, as sementes são tóxicas e não devem ser ingeridas.
Observação: o que está relatado aqui foi a minha experiência e que até agora está dando certo: as sementes da mesma árvore que não germinavam nunca de jeito nenhum, agora finalmente germinaram desta forma.
Processo de germinação do feijão |
mudas de mulungu já com alguns meses. Origem da imagem: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-916459551-sementes-de-mulungu-erythrina-velutina-verdadeiro-para-mudas-_JM?quantity=1 |
Vagem de mulungu |
Mulungu. Sementes vermelhas alaranjadas |
Muito bom, parabéns!!!
ResponderExcluirLegal! Gostei de saber. Sou mulunguense ( de Mulungu/PB) e planejo plantar muitas mudas de mulungu na cidade e não sabia como fazer as sementes brotarem. Obrigada.
ResponderExcluirLegal como faço pra comprR a sementes
ResponderExcluirPara quem quiser adquirir sementes de mulungú, sempre tem gente oferecendo nesse grupo: https://www.facebook.com/groups/221704719133593/?hoisted_section_header_type=recently_seen&multi_permalinks=1022524615718262
ResponderExcluirFiz um pedido e chegou aqui certinho